terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Resenha: Vampire Academy/O Beijo das Sombras (Richelle Mead)

Sinopse: A Escola São Vladimir não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprendem a controlar seus poderes e dampiros são treinados para protegê-los. Rose Hathaway é uma dampira, guarda-costas de sua melhor amiga Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas à força para São Vladimir — justamente o lugar onde elas mais estão em perigo. Juntas, Rose e Lissa vão ter que lidar com inveja, ciúme e novas paixões, e lutarão para, acima de tudo, proteger uma à outra.

ISBN: 9788520922552
Ano: 2010
Editora: Nova Fronteira
Número de Páginas: 320

Não é novidade pra ninguém que a série Vampire Academy (Academia de Vampiros) faz muito sucesso entre os leitores atualmente. É tanta gente apaixonada pela série, que mesmo que inicialmente ela não te chame muito a atenção, você vai, em algum momento, querer lê-la. Comigo foi bem assim! Eu não tinha a menor intenção de começar a ler VA, mas aí veio uma promoção dos 3 primeiros livros no submarino e não consegui resistir: comprei. Mesmo com eles na estante, ainda não me animei pra ler. Aí minha mãe foi viajar pro exterior e me trouxe vários livros em inglês, entre eles estava o primeiro volume de VA.

Continuei enrolando, até que ficou decidido que o livro discutido no Floripa Book Club de janeiro seria O Beijo das Sombras (título do livro em português). Fiquei no dilema se lia em inglês ou em português, mas acabei optando pelo idioma original. Foi o primeiro livro que li nesse idioma, então fiquei bem feliz de ter conseguido ler tudinho! Depois, peguei o meu exemplar em português e dei uma boa folheada, parando em alguns trechos para ver como tinha ficado a tradução. Mesmo que o clube do livro tenha sido cancelado, não me arrependi nem um pouquinho de ter adiantado ele na minha lista de leitura!

Uma das coisas que me fazia ficar apreensiva quanto ao livro era o tema: vampiros. Já estou saturada de livros sobre essas criaturas da noite, mas me surpreendi algo totalmente novo! Rose é uma damphir (traduzido como 'dampira' - que eu achei que soa bem ridículo). Os damphir são uma espécie de guardiões dos Moroi, que são basicamente os vampiros da história. Lissa é uma Moroi, e assim que se formar na St Vladimir, Rose será sua guardiã. Rose e Lissa fugiram da St. Vladimir's Academy (traduzido como Escola São Vladimir), e estão há dois anos se escondendo, até que são encontradas e forçadas a voltarem para lá. O motivo sobre o porquê de terem fugido é muito vago e misterioso no começo - apenas é falado que estavam fugindo de algum 'perigo' - mas no decorrer do livro, isso é aos poucos revelados. O fato é que agora será praticamente impossivel elas escaparem de novo, então têm que se adaptar novamente à rotina da escola.

Preciso dizer que achei esse negócio de guardião super legal e muito inovador! Agora que li Vampire Academy, finalmente entendi a fixação das blogueiras pelo Dimitri! Hahaha! No começo confesso que não achei que fosse me apaixonar por ele, mas não demorou muito pra que eu também ficasse caidinha pelo cara!

Sobre o nível do inglês, posso falar que achei bem tranquilo! Foi meu primeiro livro em inglês e consegui ler sem nenhuma dificuldade. Quanto à tradução, pelo que pude notar, ficou boa (fora o 'dampiro', que me incomodou bastante #fail). Mas se você tiver a oportunidade, leia em inglês! Achei bem melhor!

OBS: Não vou nem comentar sobre o problema da troca de título e capa na versão brasileira do livro (que pertencem originalmente ao terceiro livro da série)! #Fail total!
_______________________________________________________

8 comentários:

  1. Ei, Camis!
    Que bom saber que existe mais uma aficcionada por essa série.
    Eu ainda não li nenhum porque não tenho o livro e não quero gastar com isso mais, entende? (Pelo menos não por enquanto, já que ainda tem 80 aqui em casa para serem lidos).
    Mas a história parece ser bem interessante, mesmo falando sobre esse assunto que, realmente, já tem saturado muito a gente.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tô na mesma situação que você! Cerca de 80 livros que ainda não li ocupam minha estante :S E eu realmente não tô querendo mais comprar nada, quero ler o que tá aqui primeiro (ou pelo menos uma boa parte o/)
      E sim, o assunto tá bem saturado, mas como eu disse ali, me surpreendi um monte! Não tem nada a ver com os outros livros sobre vampiros :)

      Excluir
  2. to lendo esse livro agora :D por enquanto não estou achando nada de mais. gostei dos personagens, mas estou achando a história meio travada e desinteressante. espero que minha opinião mude nessa metade final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que grande parte de eu ter gostado do livro é porque eu li em inglês! Foi uma coisa nova pra mim, e fiquei bem empolgada! hahaha Mas eu achei a autora bem criativa com esse negócio de guardião (na tradução tá 'guarda-costas'? oO) e tal... ela não focou muito no 'vampiro'... achei legal pois estava meio saturada do assunto \o/

      Excluir
  3. Olá!

    Que lindo o seu cantinho!Quero muito muito ler esseslivros.

    Beijos e até a próximavisita ;)
    @Appromances
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho muita curiosadade em ler essa série, como você disse também vejo muita gente apaixonada por ela! Espero ter a oportunidade de lê-la em breve! Quem sabe aparece outra promoção no submarino rsrs.
    É a primeira vez que visito o seu blog, ficaríamos super felizes com a sua visita
    ao nosso blog também, te convido para conhecê-lo ^^

    Beijos!
    Elidiane - Leitura entre amigas
    http://leituraentreamigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Ela é muito importante pra mim! Obrigada :)