terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Resenha: Querido John - Nicholas Sparks

Sinopse: “Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Ano: 2010
Páginas: 288
ISBN: 978-85-63219-02-2

Ganhei esse livro em um amigo secreto no final do ano passado, e mal podia esperar para ler! Já tinha ouvido falar no filme, mas não quis assistir sem antes ler o livro. Essa semana peguei o livro para ler e não consegui parar mais! Comecei em um dia e terminei no outro. Estou muito ansiosa para contar o que achei! Então vamos lá!

A estrutura do livro é muito boa! Adorei o fato de o livro ser bem leve, o que ajuda a não cansar os braços, dando mais ânimo para continuar a leitura por mais algumas horas. Gostei da capa, apesar de que, por ser a mesma do filme, acaba comprometendo a forma como se imagina os personagens. As páginas são de um tom amarelado, o mesmo usado em muitos livros para não cansar a vista do leitor. A textura da capa e das páginas são diferentes... A palavra ideal para desvrevê-las é macias. Não consigo pensar em outra melhor. O que me incomodou foi a tradução, cheia de erros gramaticais, principalmente de concordância. Cheguei a notar uma vez um erro no nome da personagem! Ao invés de escrever "Savannah", como está em todo o livro, a tradutora escreveu "Savana" (página 259). Mas os erros não comprometem em nada a história.

O livro é narrado por John, um homem que decide entrar para o exército para amadurecer. Ao voltar para casa em uma de suas licenças, ele conhece Savannah, e logo eles se apaixonam perdidamente um pelo outro. Durante as duas semanas em que eles se conhecem, o amor de ambos só parece aumentar, e quando chega a hora de John partir, promeças são feitas e a contagem regressiva para que ele volte definitivamente para casa começa. Mas com o atentado de 11 de setembro, John precisa dizer a sua amada que ficará mais dois anos longe. O tempo passa, e então John recebe uma carta de Savannah que mudaria tudo.

Gostei muito da história, me surpreendeu muito! Houve momentos em que suspirei com o romance dos protagonistas, e outros em que tive muita raiva de Savannah. Cheguei a chorar no final, o que nunca acontece! É um livro maravilhoso e, se você ainda não leu, não perca mais tempo! Escrito por Nicholas Sparks, lançado pela editora Novo Conceito e considerado best-seller do New York Times, "Querido John" pode ser adquirido em lojas online como Submarino, Saraiva ou em qualquer livraria!

10 comentários:

  1. Olá Camila, eu adorei a sua resenha e mal posso esperar para ler não só esse como todos os livros do Nicholas!! Todos falam super bem da obra dele que definitivamente preciso conferir ainda este ano.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã de Nicholas Sparks então é até redundante comentar sobre qualquer dos livros dele. Todos são ótimos, mas claro que tenho meus favoritos que são a ultima música e um amor para recordar.
    Querido John também é um livro lindo e eu que sou chorona, chorei em pelo menos metade dele. rsss
    Adorei sua resenha. Eu tb tenho um blog se quiser seguir e comentar será muito bem vinda. Só ach oque escrevo demais nas minhas resenhas, me empolgo :-S

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã de Nicholas Sparks!!!! E esse livro é simplesmente maravilhoso *-* Tem outros que gosto mais, mas esse é incrível!!!!

    ResponderExcluir
  4. A fotografia da capa é bastante atraente. Não li o livro...mas confesso que a resenha despertou-me a curiosidade...!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua forma de resenhar!

    Eu ainda não li nada desse autor. Costumo dizer que temo acabar a leitura meio depressiva, rs.

    Sou uma esponja emocional e acabo sofrendo quando o desfecho é demasiado triste.
    Mas um dia ainda encaro algum título do autor.
    Bjs

    Nanda
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  6. Ahh ainda não li esse livro, tenho que comprar mas não apareceu oportunidade(Lê-se dinheiro). Acho que eu já sei a estória toda, mas isso não faz com que eu quera ler.
    Beijos

    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ai, é muito lindo mesmo esse livro, né? *_*
    Suspiro sempre com os livros do Sparks!
    Não tem como não se emocionar!

    =')

    ResponderExcluir
  8. Querido John é um dos meus favoritos do Nicholas *-*
    Ele é SENSACIONAL - Nicholas e o livro :P
    Adoro quando as pessoas gostam da história e escrevem boas resenhas sobre ela \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  9. Nicholas Sparks é meu autor preferido. Adoro Dear John (e todos seus livros)... só fiquei um pouco chateada pela capa, já q a persongem de Savannah contradiz-se com a capa do livro e o filme, pois ela é morena. Com certeza, o livro é muito melhor q o filme.

    Confesso q em certos momentos eu odiei a Savannah e desde o início eu logo pensei q ñ iam acabar juntos. Principalmente quando o John falava sobre o Tim, sempre suspeitando sobre a relação dele com a Savannah. E ficava furiosa com ele quando dizia q o Tim era melhor q ele (John), o que, na minha opinião, ñ é verdade. O John me pareceu incrível e, em certos momentos, pensei q a Savannah ñ o merecia, embora ele sempre a elogiasse, havia sempre uma pontinha de dúvida.

    Quando ele recebeu a última carta fiquei um pouco abatida por ele e aí comecei a querer q eles ficassem juntos. Era uma pena... eles se amavam, isso eu tive certeza. Me parecia injusto ela fk com o Tim, evidentemente, apenas por pena (acredito).

    A última frase ("Por um breve instante, é como se estivéssemos juntos de novo") me deixou ainda mais comovida... em perceber q sempre q ele visse a lua, ao pensar nela, imagino, sempre haverá um vazio :(
    Seria ótimo uma continuação...

    PS: principalmente, o q me fez ñ odiar tanto a Savannah foi pelo fato de ela ter aproximado o John de seu pai e, por causa dela, eles ainda viveram bons momentos juntos... Essa história realmente me encantou!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Ela é muito importante pra mim! Obrigada :)