sábado, 8 de janeiro de 2011

Resenha: Diários do Vampiro O Retorno - Anoitecer (L. J. Smith)

Sinopse: Elena Gilbert vive. Quando se sacrificou para salvar Stefan e Damon Salvatore de algum modo ela foi trazida de volta a vida - e com poderes que ela não sabe controlar. Escondida na casa de Stefan, Elena precisa reaprender... tudo enquanto seu amado cuida de sua segurança. Damon, por outro lado, deseja ter Elena para si. E uma escuridão toma aos poucos a cidade.

Ano: 2010
Série: Diários do Vampiro - O Retorno
Páginas: 448
ISBN: 9788501090676

Ano passado li os quatro livros da série "Diários do Vampiro" e, sinceramente, não sabia o que mais a autora, L. J. Smith, poderia criar para Elena, Stefan e Damon. Quando comprei "Anoitecer" fiquei surpresa com o tamanho do livro, muito maior do que os outros da série. Assim que comecei a ler, fiquei decepcionada. A autora parece ter se perdido um pouco nesse livro. Os personagens não parecem os mesmos. Pra quem acompanha o seriado baseado nos livros que passa na Warner, sabe que o Damon adaptado para TV é um misto de obscuridade e narcizismo. Mas nos livros, Damon é um personagem das trevas, com uma pitada de sarcasmo. E em Anoitecer há cenas que simplesmente não tem nada a ver com ele, pelo menos no meu ponto de vista. Momentos em que ele para em frente a uma vitrine e pensa "eu sou lindo", ao meu ver, não fazem muito o estilo desse vampiro.

No fim de"Reunião Sombria", Elena volta do Outro Lado. Mas parece que essa volta é como um novo nascimento, e ela precisa a aprender tudo novamente, como um bebê. Elena foi humana, vampira, espírito, e agora é um "anjo de carne e osso". Sua forma de reconhecer as pessoas, é dando-lhes um beijo na boca, o que sinceramente, é muito esquisito. Depois te um tempo, ela desperta e volta a ser normal, humana e Stefan vai embora, misteriosamente. A questão é: Ele fez isso por vontade própria, ou foi forçado? Enquanto Elena tenta descobrir a verdade e encontrar seu amado, a cidade está sendo tomada por forças do mal, que usam os malach (Irmãos da noite - criaturas das trevas, com corpos macios e moles como gelatina) para possuir os cidadãos (principalmente as meninas, que passam a se comportar de forma extremamente vulgar e enlouquecida) de Fell's Church. Damon, que foi aparentemente designado por Stefan para cuidar de Elena, está agindo de maneira muito estranha. O que está acontecendo? Será que ele também foi possuído?

O livro é bom, no geral, mas não tanto quanto os outros da série. Não consigo imaginar o que mais pode acontecer nessa história. A série "O Retorno" tem mais dois livros, "Almas Sombrias" e "Meia-Noite", ainda não lançados no Brasil. Em seu site oficial, L. J. Smith anunciou que está escrevendo uma nova trilogia de Diários do Vampiro, que se chamará "The Hunters", com os livros "Phantom", "Moonsong" e "Eternity". Agora só resta aguardar o lançamento desses livros para descobrir o que virá.

______________________________________________________

6 comentários:

  1. eu não gostei nadinha de Anoitecer, achei muito enrolado, prefiro os outros da série. fico mais feliz se simplesmente não ler o resto. é desnecessariamente comprido e muito chato. :P LJ já fez melhores!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. eu não gostei nadinha de Anoitecer, achei muito enrolado, prefiro os outros da série. fico mais feliz se simplesmente não ler o resto. é desnecessariamente comprido e muito chato. :P LJ já fez melhores!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não li a resenha pq esse livro ainda está na minha lista de livros para ler...

    Mas como não gostei muito do Reunião Sombria não tenho muitas espectativas para Anoitecer..

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila, adorei seu espaço literário e já estou seguindo!! Bom, não gosto da série DV e já li todos os quatro primeiros livros e como me decepcionei decidi que não iria ler Anoitecer. Acho uma narrativa super cansativa e vazia que deveria ter sido concluída no livro Reunião Sombria... prefiro mil vezes a série de TV ao livro rsrs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, não tenho mais vontade alguma de ler essa série. Leio mesmo só pra acompanhar, mas não compro os livros, pego emprestado e tal. Realmente Damon parando em frente a vitrine e pensando "eu sou lindo" é BEM estranho!

    Bjs @nathaliaduarte
    www.iamnathaliaduarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parece q está pior do q eu poderia imaginar..
    não me arrependo por ter abandonado..
    e eu raramente abandono um livro. sempre tenho esperanças q ele vá 'surpreender' mas esse a autora surtou demais..
    e pudera
    ela foi escrever esse depois de muitos anos com o fim do último livro q para mim encerrava tudo muito bem.. ñ precisava de mais..
    e o que for de 'mais' basta vermos na série q tá bom ehehe

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Ela é muito importante pra mim! Obrigada :)