domingo, 1 de abril de 2012

Resenha: A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

ISBN: 9788562936524
Ano: 2010
Editora: LEYA
Número de Páginas: 592

Eu sinceramente não sei como fazer uma resenha de um livro desses. Tenho medo de me prolongar demais e ficar tão grande que as pessoas se cansem só de olhar. Medo de não ser justa o bastante e não fazer jus à tudo o que este livro é. Vou tentar fazer algo resumido e mostrar o que senti com esta obra de George R.R. Martin.

Tenho um amigo que falava tão empolgado dessa série que eu me animava sem nem mesmo ter lido. Quando soube que seria adaptado para um seriado da HBO ele disse que eu PRECISAVA ler. Comecei e logo de cara adorei. O problema é que ele é gigante! E não, não me refiro ao número de páginas. A folha é maior e a letra é minúscula e juntinha. E além disso, é uma história complexa, com diversos personagens - não é o tipo de livro que dá pra ler correndo. Li cerca de 100 páginas e então o seriado estreou. Fiquei fascinada com a autenticidade (Até fiz um post aqui no blog)! Era tudo perfeitamente igual! Porém, não consegui ler acompanhando o ritmo da série e acabou que fiquei só assistindo ao seriado e larguei o livro para ler outras coisas. Quero dizer que NÃO foi porque o livro é ruim. DE JEITO NENHUM! E sim porque eu estava ficando meio desesperada com a quantidade de livros que eu tinha pra ler e a quantidade de tempo que eu estava gastando pra ler um único livro.

Por volta de seis meses depois, resolvi que não dava mais pra deixar ele empacado na mesa de cabeceira. Resolvi chutar o balde e não me importar com a pilha de livros que tinha na estante, pegá-lo e ler até o final de uma vez por todas. Jurei que só leria outro livro depois que acabasse esse. E consegui! Eu não tenho nem palavras pra descrever o que é esse livro! É maravilhoso! Ainda bem que consegui voltar a ler! Adorei do tema, aquele ar de mistério. Uma coisa que eu gostei bastante é que não tem um protagonista, são várias famílias principais e conhecemos o lado de todas elas, já que cada capítulo é narrado a partir da perspectiva de um personagem diferente.

Eddard Stark é o senhor de Winterfell (o reino do norte), casado com Catelyn Tully e com ela tem cinco filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Além desses, tem um filho bastardo - que por não ser fruto do casamento, não tem direito a usar o nome da casa Stark - chamado Jon Snow. Eddard é convidado por seu amigo e rei Robert Baratheon, a ocupar o lugar do recém falecido Jon Arryn como Mão do Rei (braço direito do rei). O problema é que Ned suspeita que Arryn fora assassinado pela família da rainha, os Lannister. Aceitando o cargo de Mão do Rei, ele tentará descobrir o que aconteceu, o que poderá torná-lo alvo. Enquanto ele vai para a corte, seu filho bastardo Jon decide se tornar um Patrulheiro e se juntar a Guarda da Noite.

Quando Robert Baratheon destronou o antigo rei, Aerys Targaryen, deixou vivo dois de seus filhos, Viserys e Daenerys - apenas crianças na época. Agora, anos depois, Viserys - que é o herdeiro por direito do trono - quer reconquistá-lo e fará qualquer coisa para atingir seus objetivos. Ele então dá sua irmã em casamento para Khal Drogo, um poderoso chefe de uma tribo Dothrak, em troca do seu númeroso khalasar - exército.

A história é sobre a disputa pelo poder na época medieval, sobre honra, dever e família. O enredo é tão rico em detalhes que nos faz realmente mergulhar na história e nos sentirmos parte daquilo. Todos os personagens estão ligados um ao outro e podemos ver o desenvolvimento e amadurecimento de cada um. Eu vibrei, ri, me entristeci, fiquei indignada com cada situação e me identifiquei com alguns personagens, dentre eles Arya Stark, Jon Snow e principalmente Daenerys Targaryen (Ficava contando os capítulos pra ver quando chegava a hora deles o/). Pra quem gosta do estilo, é imperdível! A série vai ter sete livros, cinco deles já lançados nos EUA. Aqui no Brasil, a editora Leya está lançando a série e já publicou os quatro primeiros volumes. Totalmente recomendado!
________________________________________

3 comentários:

  1. Oi Camila!
    Não li ainda Guerra dos Tronos,espero conseguir um dia,são tantos livros que fica difícil,acabamos optando por uns e deixando muuiiitooos para depois.
    A resenha ficou muito boa e não se preocupe a resenha não ficou longa não está ótima.
    Se puder da um pulo lá no blog tem resenha de Para Sempre.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro é incrível, cheio de mistérios e aventuras... fácil de ler, com muitos detalhes... eu adorei!

    ResponderExcluir
  3. Se quiser visitar meu blog: http://indo-em-espiral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Ela é muito importante pra mim! Obrigada :)